22dez

6 Dicas Galácticas para Seduzir o Cliente

Por Wladimir Bittencourt

Oi, tudo bem? Agradeço a sua visita e interesse em reproduzir uma conduta de bom atendimento em restaurantes. É muito significativo encantar o seu cliente com um atendimento ímpar, aquele atendimento que supera expectativas, que gera o prazer e desejo de voltar sempre ao seu estabelecimento – falo isso também como cliente. São dicas aparentemente simples, mas que fazem toda a diferença quando praticadas e intensificadas por você, gestor.

Fidelizar um cliente não é uma tarefa fácil, muito pelo contrário, exige prática, acompanhamento e aperfeiçoamento constante, pois a sua intenção deve ser melhorar sempre. E esse é um “esforço” que observamos ausente no modelo de gestão de “alguns muitos” empreendedores, já que seus esforços estão concentrados na burocracia, na fiscalização das ações dos seus colaboradores, nas compras, custos e anúncios. São pontos que consomem tempo e muita atenção, fora o receio de não estar vendendo em determinado horário do dia, entendendo que momentos vazios são perda de dinheiro. Consequentemente essas preocupações vão se transformando em estresse, nervosismo e ansiedade, fazendo, talvez, você repensar se é viável continuar no seu ramo de negócio.

Quando falamos de um bom atendimento algumas premissas precisam ser estabelecidas como cultura da casa, o cliente precisa olhar e perceber que as atitudes do seu atendimento não são uma fachada, precisam perceber legitimidade, que o sorriso no rosto do garçom é porque ele gosta do que faz e a casa estimula esse comportamento em todos, pelo simples fato dos gestores serem pessoas assim. Mas você pode estar pensando: ok, mas minha casa está sempre cheia! Então eu preciso entender: Seu bar está cheio só por conveniência da localização e a cerveja gelada? Por que o bar concorrente está lotado e com fila de espera (você é a segunda opção)? Boa comida? Bom, repare que usei perguntas bem positivas, mas o que quero dizer é que o básico não é o suficiente, espero que você seja daquele empreendedor que queira o seu bar ou restaurante como uma referência, que seja aquele lugar que as pessoas sugerem na hora de marcarem uma saidinha para a conversa informal. Então saiba que para adquirir uma autoridade 5 estrelas o melhor é começar pelo seu atendimento e para isso separei 6 dicas galácticas para você colocar o seu atendimento na linha do sucesso, vamos vê-las:

1º – Humanize o seu atendimento, recepcione bem o cliente

Saiba recepcionar o cliente e apresente-se sempre, isso mesmo apresente-se, diga o seu nome. É uma maneira simples de evitar o “psiu”, o “Ei!” e aquele assobio leve que alguns clientes usam para chamarem o garçom no momento de casa cheia. O nome vai soar como algo familiar e dificilmente o atendente vai ignorar a chamada do cliente necessitado. Seu nome é grande ou difícil de decorar? Não tem problema, crie um apelido simples. O apelido é a forma que você quer ser reconhecido pelo cliente e suas ações devem corresponde-lo, ou seja, não tem como se apresentar como “Rapidinho” e ter um atendimento devagar quase parando.

2º – Expressão corporal

O seu corpo fala mais do que 1000 palavras. Uma equipe desorganizada, o corre-corre e o nervosismo são facilmente identificados por especialistas e intrinsecamente percebido pelos clientes e, pior, são contagiantes e poluem o clima do ambiente. Seu atendimento precisa transparecer tranquilidade e segurança, logo ser sereno, confiante e manter aquele sorriso no rosto, tudo de maneira sincera. Reforçar esses valores internamente vai contagiar o ambiente positivamente e o clima será sempre mais leve.

3º – Cliente em primeiro lugar

É clichê, eu sei. Mas como algo simples assim é tão evitado? Acredito que por causa da falta de empatia. Pare de transferir para o cliente a responsabilidade do comportamento ideal. Tente se colocar no lugar dele, dessa forma vai ser mais fácil de entender talvez o nervosismo, falta de simpatia e até a grosseria dele. Sim, clientes se comportam assim por vezes e esses são os melhores desafios para o seu atendimento. Já pensou se ele está num dia legal? Que aquele pode ter sido o dia dele ter discutido com a pessoa amada, perdido um contrato importante, etc? Se o seu bar for o abrigo confortável para aquele momento delicado, ele valorizará ainda mais o seu negócio.

4º – Higiene pessoal, limpeza e visual legal

Isso é mais que uma obrigação! Visual é valorizar o ambiente, decoração de acordo com o perfil do seu público, e a arrumação dos seus pratos. Sim, o visual do prato é importante, já ouviu aquele provérbio “os olhos comem primeiro que a boca”? A apresentação do prato atrai muito. Também é interessante apresentar o seu prato de acordo com o perfil de cliente, se o seu restaurante é mais frequentado por grupos de amigos ou familiares, quanto mais segmentadas estiverem as porções de um mesmo prato melhor, pois facilita a divisão na hora de servir.

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5º – Dia do Show

Atores, jogadores de futebol e jornalistas são só alguns exemplos de pessoas que trabalham com um grau de exposição maior, por isso evitam o erro a todo custo. Pense da mesma forma, dê o seu show, faça o melhor que pode e busque se aprimorar cada vez mais. Imagine que o seu bar está participando de um reality show, agora me diga: Você está preparado para aparecer nas TVs de todo o Brasil da forma que você está trabalhando hoje? Invista em treinamentos, reciclagens e consultorias para investir no bom atendimento do seu bar ou restaurante.

6º – Saiba finalizar a obra

Não adianta nada fazer um atendimento de excelência sem um encerramento de excelência. Sempre confira a conta antes de levá-la, veja se os pedidos e preços estão certos e a soma também. Deixe a conta e, se o cliente não estiver com o dinheiro ou cartão em mãos, afaste-se, provavelmente ele vai querer privacidade para conferir e decidir como vai pagar, depois retorne. Cordialidade é importante, não hesite em se despedir do cliente, diga que foi um prazer atendê-lo e aguarda ansiosamente pelo retorno dele. Humanização do início ao fim.

Essas são maneiras de aprimorar ainda mais o seu atendimento e deixar o seu cliente impressionado com a atenção que lhe foi dada, garanto que essa transformação aumentará ainda mais os seus clientes fiéis, vai intensificar o famoso boca-a-boca (as pessoas só indicam aquilo que supera as suas expectativas) e vai fazer os clientes aguardarem tranquilamente pela sua mesa na fila de espera, além de aliviar a postura de uma reclamação, como no caso da demora de um prato por exemplo. Agora a sua empresa será sempre a primeira opção na mente dos seus consumidores. Lembre-se de manter a total transparência aos seus clientes e do processo de melhoria contínua, leia a minha matéria publicada no nosso blog sobre o ciclo PDCA. Agora me fale, esperando o que para começar o treinamento da sua equipe?

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