22dez

A Importância do Ciclo PDCA no seu Bar ou Restaurante

Existem conceitos administrativos que precisam ser tratados como ferramentas de gestão para o nosso negócio. São metodologias que quando aplicadas devidamente e periodicamente oferecem controle dos processos e métodos, fazendo as rotinas fluírem dentro do esperado evitando assim surpresas desagradáveis e urgências desnecessárias. Um desses métodos é o PDCA.

O PDCA facilita a gestão do seu bar ou restaurante, pois permite um acompanhamento contínuo dos seus processos e facilita a identificação de ajustes e adequações visando a otimização constante das suas rotinas. Sua sigla significa: planejamento (plan), execução (do), checagem (check) e ação (act).

O planejamento trata de uma base fundamental para alicerçar as estruturas do seu negócio. É nessa primeira etapa que deve ser montando os objetivos do seu negócio, suas estratégias para alcance dos objetivos e os métodos de funcionamento da empresa. Na execução, como o próprio nome diz, é o momento de colocar o planejamento em prática, é o plano de ação da sua empresa. Na checagem é necessário mensurar qualitativamente e quantitativamente se os resultados esperados estão sendo alcançados. É o momento de entender se o resultado da execução está de acordo com o planejado. Identificando os pontos frágeis que impossibilitaram o alcance dos resultados entramos na quarta etapa, a etapa da ação. Nada mais que obter os dados daquilo que deve ser corrigido, com essas informações retornarmos ao ponto inicial, um novo planejamento. Esse é ponto que faz do PDCA uma ferramenta de melhoria contínua, um sistema dinâmico e ininterrupto.

Rotinas de trabalho, tecnologias, leis e normas, etc, são detalhes que apresentam persistentes transformações. Isso significa que uma empresa não pode possuir uma gestão engessada, o seu bar ou restaurante deve ser um sistema dinâmico, preocupado em buscar cada vez mais melhores resultados. Incorpore o sistema PDCA na gestão da sua empresa e antecipe ocorrências nocivas ao seu negócio. Em vez de perder tempo apagando incêndios, use-o para respirar, pensar e criar cada vez mais opções para a sua empresa.

Deixe seu comentário